segunda-feira, 29 de Abril de 2024  19:35
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Cannelones de Cogumelos com Molho Bechamel

Cannelones de Cogumelos com Molho Bechamel

Cozer os cannelones, escorrer e dispor numa toalha de cozinha. Ligar o forno a 200º. Untar um prato de ir ao forno. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
01-04-2009

Traça metas para o futuro


OBSC recorda passado glorioso

Reunindo largas dezenas de sócios no Hotel Paraíso, no último sábado, o Oliveira do Bairro Sport Clube (OBSC) apagou 87 velas homenageando atletas que envergaram com orgulho a sua camisola, mas também com os olhos virados para o futuro. Uma homenagem sentida à equipa de 1979/80, que obteve a melhor classificação de sempre do OBSC - um honroso 3.º lugar na II divisão - foi o momento alto do jantar de 87.º aniversário da colectividade.

Dirigindo-se aos atletas da presente equipa sénior de futebol, o então "capitão" Henrique Tomás frisou que a equipa de 79/80, tal como a actual, "não fez - ou faz - mais do que a sua obrigação para levar o Oliveira do Bairro onde ele merece estar e onde esteve". Henrique Tomás desejou que os atletas do OBSC, "ao vestirem aquela camisola, tenham o orgulho que nos encheu o coração e fez de nós um grupo de amigos que ainda hoje o são". Deixou ainda uma palavra de agradecimento aos dirigentes da altura (entre os quais, Manuel Silvestre, ali presente) e outra de incentivo a quem veste hoje a camisola. "Esta etapa foi difícil, mas não pensem que está vencida. O OBSC foi, é e será sempre grande", rematou o "capitão", arrancando uma ruidosa salva de palmas da plateia.

Foi então a vez do presidente da Assembleia-Geral, Óscar Santos, tomar a palavra, começando por destacar que "o Oliveira do Bairro deixou de ser um clube da freguesia ou da cidade, é antes um clube do concelho, com órgãos sociais de praticamente todas as freguesias".

Aproveitando a presença de presidentes de outras colectividades - como da UD Bustos ou dos Atómicos -, Óscar Santos salientou que "tem de haver interacção e interdisciplinariedade entre o OBSC e os outros clubes, a que não chamo ‘satélites’, porque não o são".

Frisou então o papel da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, que teve a representá-la neste jantar, o autarca Mário João Oliveira, o vice-presidente Joaquim Santos e o vereador do Desporto, António Mota.

Óscar Santos admitiu "que este executivo tem sabido entender e interpretar este espírito novo, de futuro". Dirigindo-se aos autarcas, afirmou notar-se "um aumento exponencial dos apoios do actual executivo às associações do concelho", dizendo ainda que essa atitude merecerá um agradecimento por parte do Oliveira do Bairro SC, ou talvez não, "porque os senhores fazem a vossa obrigação".

Uma "obrigação" a que Mário João Oliveira retorquiu, dizendo que, se por um lado, "a Câmara tem obrigação de redistribuir os meios financeiros em prol do concelho", por outro lado, "essa obrigação nem sempre existiu" - "por isso, é inequívoco um maior apoio, por opção". O presidente da Câmara frisou que a autarquia "gostaria de fazer ainda mais pelo OBSC", lembrando ainda ter sido pago, dias antes, um subsídio de perto de 20 mil euros para as camadas jovens e que, dentro em breve, será atribuída nova tranche às associações, entre elas o OBSC. "Esta colectividade levou a efeito a sua candidatura e com certeza contribuiremos com um pouco mais para o arranjo dos balneários", anunciaria ainda o presidente, para gáudio dos presentes.

Mobilização e entusiasmo urgentes. Coube ao presidente da Comissão Administrativa, Carlos Ferreira, falar do presente, destacando o papel do clube, nas vertentes desportiva, social e cívica.

"Mantemos técnicos habilitados que têm desenvolvido um sério trabalho neste capítulo", salientou. "Temos 300 jovens atletas, 12 equipas em competição e duas sem competição, com excelentes prestações". Nesse aspecto, não deixaria de elogiar o trabalho que vem sendo feito na equipa senior de futebol, comandada por Amorim Nunes e António Augusto, "que também beberam nas escolas do nosso clube". Lembrou também que o OBSC não é só futebol, "tem também a secção de voleibol, que continua a dignificar o nosso clube".

Em jeito de conclusão, recordou que a Comissão Administrativa a que preside cessa funções no dia 30 de Junho, deixando um apelo: "é urgente, principalmente para a preparação da nova época, a sensibilização e mobilização dos associados e amigos do clube, no sentido de se encontrarem pessoas disponíveis, responsáveis e competentes para assumirem estas funções."

Na mesma linha foram as palavras de Gilberto Rosa, em representação do presidente da Assembleia Municipal, Dias Cardoso, que afirmou que "qualquer clube que se orgulha do seu passado certamente terá um futuro risonho", no entanto, "tem de haver mais entusiasmo de todos nós".

"O OBSC tem de ter um empenhamento muito maior de toda a gente", apoiou Manuel Silvestre, presidente da direcção do OBSC na época 79/80. "É preciso movimentar os pais dos atletas e a população do concelho", disse ainda. A palavra final foi para a "sua" equipa: "Tive um prazer imenso em acompanhar-vos, vocês prestaram uma excelente homenagem a este concelho."

Oriana Pataco

oriana@jb.pt


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®